terça-feira, 12 de junho de 2012


Os conteúdos identificados no nosso Projeto: ‘A Rádio que toca notícias’
estão inseridos também no currículo formal, entretanto, aproveitamos
os assuntos que os meus estudantes iam trazendo de suas casas.
Ainda pudemos inferir alguns dos conceitos e procedimentos
desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal
e/ou que não foram explicitados no plano de aula inicial, mas
que surgiram ao longo do processo. Estes conceitos e
procedimentos fazem parte do currículo escolar, porque
tudo que discutimos em sala de aula faz parte do conjunto
de dados estudados (ou formal ou ocultamente). O que os
estudantes aprenderam sobre o uso das tecnologias
constituem parte do currículo, sim. Então, o que nós
entendemos por ‘currículo’ não é apenas uma lista de
conteúdos prontos a serem transmitidos aos estudantes
e ele não se esgota na aplicação do conhecimento às
experiências do cotidiano, porque vai além dos muros
da escola.
DILA TORREÃO (10-06-2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário